Seia: habitantes de aldeia passam noite no lar para fugir ao fogo - TVI

Seia: habitantes de aldeia passam noite no lar para fugir ao fogo

Incêndio em Seia [LUSA]

«O fogo invadiu a aldeia» de Sazes Velho, conta o presidente da Câmara

Relacionados
Os habitantes de Sazes Velho vão passar a noite no lar de idosos de Sazes da Beira, devido ao incêndio que lavra na zona, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Seia.

«Como o incêndio ainda está nas costas de Sazes Velho, por cautela, os moradores foram retirados para o lar de idosos e vão passar lá, pelo menos, a noite», afirmou Carlos Filipe Camelo.

Segundo o autarca, os cerca de 30 idosos da aldeia de Sazes Velho, foram retirados das suas habitações durante a tarde «por questões de segurança», dado que são pessoas de idade avançada e com mobilidade condicionada.

Adiantou que as chamas, que rondaram várias aldeias do concelho de Seia, algumas localizadas na área do Parque Natural da Serra da Estrela, causaram danos na povoação de Corgas, onde arderam «vários barracões e duas casas devolutas».

«O fogo invadiu a aldeia», relatou o autarca, lamentando que em alguns dos barracões destruídos pelas chamas fossem guardados «materiais inflamáveis», que foram fatores propícios ao progredir das chamas.

Pelas 22:00, Carlos Filipe Camelo, que continuava a acompanhar a situação no terreno, referiu que o fogo progredia com «imensas frentes».

O segundo comandante de operações de socorro do distrito da Guarda, José Oliveira, confirmou à Lusa que o fogo continua a progredir, mas espera que a situação acalme «um pouco» durante a noite e madrugada.

Apesar dos difíceis acessos e de o vento não ajudar no combate às chamas, o segundo comandante acredita que nas próximas horas será possível «dominar» o incêndio, que teve início pelas 21:10 de domingo junto à localidade de Carragosela e atingiu grandes proporções durante o dia.

Segundo informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o fogo de Seia propagou-se ao concelho de Oliveira do Hospital (Coimbra), tendo sido ativado, pelas 21:15, o Plano Municipal de Emergência, pela Comissão Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital.

No combate às chamas estão 371 operacionais, auxiliados por 92 veículos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE