Criança russa: Secretária de Estado lamenta incidentes - TVI

Criança russa: Secretária de Estado lamenta incidentes

Idália Moniz lembrou que decisão teve em conta o «interesse da menina»

A secretária de estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, lamentou os incidentes, esta segunda-feira, ocorridos em Braga, com a entrega de uma criança russa à mãe mas lembrou que as decisões judiciais nesta área baseiam-se em «pareceres técnicos qualificados».

Menina russa entregue à mãe

Questionada sobre o facto de a criança «ter chorado, gritado e tomado atitudes de recusa» quando foi entregue à mãe biológica pela família de acolhimento, Idália Moniz frisou que, «por certo, a decisão do Tribunal de Menores foi tomada tendo em conta o superior interesse da criança».

A secretária de estado falava em Braga no final da sessão de abertura de um encontro de Comissões de Protecção das Crianças, que decorre no Parque de Exposições.

A criança russa que vivia há quatro anos com uma família de acolhimento portuguesa foi entregue, esta manhã, à mãe biológica junto à Segurança Social de Braga com uma decisão do Tribunal de Família e Menores de Barcelos, posteriormente confirmada pelo Relação de Guimarães.

«Interesse da menina é que conta»

Idália Moniz afirmou desconhecer os pormenores do sucedido mas considerou que o que conta «é o interesse da menina».

«As decisões judiciais são tomadas com base em pareceres de técnicos reputados, quer da Segurança Social quer de outras áreas científicas, e tiveram, em conta, as necessidades da menina», sublinhou.

A governante lamentou ainda que algumas pessoas tenham tentado impedir a entrega da criança, sublinhando que as decisões dos tribunais são para cumprir.

«Certas atitudes em nada beneficiam as crianças», frisou.
Continue a ler esta notícia