Autoridade Tributária e Aduaneira e Instituto da Segurança Social fazem buscas no âmbito da investigação de crimes relacionados com o setor das limpezas.

No âmbito desta operação, denominada "Lava Tudo", estão a ser cumpridos 27 mandados de busca nas regiões de Lisboa e Leiria, sendo sete mandados de busca domiciliária e sete não domiciliárias, uma a um escritório de advogados, uma a escritório de um revisor oficial de contas, 10 a veículos e uma a um cofre bancário, levados a cabo por cerca de 44 inspetores tributários e aduaneiros, 15 inspetores da Segurança Social e 51 militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR.

De acordo com o comunicado das autoridades, trata-se da investigação de um processo-crime instaurado por suspeitas da prática de fraude qualificada, fraude contra a Segurança Social, associação criminosa e branqueamento.

Os factos sob investigação reportam-se aos anos de 2012 a 2019 e consubstanciam-se na criação e utilização de diversas empresas fictícias, emitentes de faturas falsas a sociedades que prestam serviços de limpezas, a diversas entidades públicas e privadas, designadamente Câmaras Municipais e hospitais.

Este procedimento visava "não só reduzir substancialmente as entregas de IVA nos cofres do Estado, como também a não entrega das contribuições devidas à Segurança Social", explica o comunicado. "Com esta atuação, as empresas de limpeza conseguiram praticar preços muito concorrenciais, conseguindo assim ganhar os concursos públicos."

As investigações são da responsabilidade e têm a direção do Departamento Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP).

A Inspeção Tributária e Aduaneira da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE) em equipa mista com o Instituto da Segurança Social IP, através do seu Departamento de Fiscalização (DF) e com o apoio operacional da Unidade de Ação Fiscal da GNR, colocou esta terça-feira, em curso a “Operação Lava-Tudo”, a decorrer nos distritos de Lisboa e Setubal.

Redação / MJC