88 por cento dos enfermeiros fizeram greve - TVI

88 por cento dos enfermeiros fizeram greve

Manifestação de Enfermeiros

Sindicato satisfeito com adesão

Relacionados
Os três dias de greve dos enfermeiros registaram uma adesão global de 88 por cento, disse à Lusa a vice-coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Guadalupe Simões.

Fonte oficial do Ministério da Saúde afirmou não estarem ainda disponíveis os números globais de adesão à paralisação, remetendo para a «próxima semana» a divulgação destes dados, bem como o impacto da greve no funcionamento dos serviços (número de cirurgias e consultas adiadas, por exemplo).

Enfermeiro queima bata frente a ministério

De acordo com o mapa de adesão à greve disponível na página do Ministério da Saúde na Internet, na quarta-feira, primeiro dia de greve, a adesão foi de 76,79 por cento no turno da manhã e de 80,07 por cento no turno da tarde.

Na quinta-feira, a adesão situou-se nos 82,73 por cento no turno da manhã e nos 82,98 por cento no turno da tarde, enquanto na sexta-feira, último dia da paralisação, a adesão foi de 85,20 por cento no turno da manhã e de 85,86 por cento no turno da tarde.

A vice coordenadora do SEP fez um balanço «muito positivo» da paralisação, que registou «uma adesão global de 88 por cento nos três dias».

Guadalupe Simões destacou ainda a «disponibilidade dos enfermeiros em participarem nas iniciativas de quinta-feira e na manifestação de sexta-feira».

Os enfermeiros contestam a alegada proposta governamental de ingresso na carreira, que fixa o salário em 995 euros, um valor abaixo dos actuais 1 020 euros e dos 1 200 de outros profissionais da administração pública.

O Ministério da Saúde já esclareceu que a proposta de ingresso na carreira em discussão com os enfermeiros visa manter o montante dos 1 020 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados