Neve corta estrada entre Castanheira de Pêra e Lousã - TVI

Neve corta estrada entre Castanheira de Pêra e Lousã

Neve em Loriga

A neve vai obrigar 300 pessoas a passar o Carnaval na Serra da Estrela

A Estrada Nacional (EN) 236, que liga Castanheira de Pêra à Lousã, está cortada ao trânsito, desde as 10:30 desta segunda-feira, por causa de neve e gelo na via, informou fonte GNR. O encerramento da via foi decidido por precaução, não havendo ainda previsão para a reabertura ao trânsito.

A mesma fonte apontou como alternativa para os automobilistas o IC 8, no sentido de Avelar, e o IC3, no sentido de Coimbra. Para já, «não há populações em risco».

Neve detém 300 pessoas na Serra da Estrela

Também por causa da neve, está condicionada a estrada de acesso à Covilhã. Por causa dos condicionamentos do trânsito, cerca de 300 pessoas vão passar o Carnaval em hotéis na Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde e Varanda dos Carqueijais, disse fonte da Turistrela.

«À saída da Covilhã, a GNR só deixa subir veículos com correntes ou todo-o-terreno. Quem estiver alojado na Varanda dos Carqueijais ou Penhas da Saúde e precise descer deve estar igualmente equipado ou aproveitar uma das passagens dos limpa-neves», disse Ricardo Abreu, da Turistrela.

«Temos ainda os nossos próprios jipes, se necessário, para o transporte de pessoas. Nos dois hotéis e bungalows estão alojadas cerca de 300 pessoas», sublinhou.

Neve isola várias aldeias de Vouzela

Na Serra da Estrela, as estradas entre Manteigas, Piornos, Torre e Lagoa Comprida estão cortadas. Nas cidades da Covilhã e Fundão a neve continua a cair com intensidade, mas, segundo fontes da Protecção Civil contactadas pela Lusa, ainda não houve constrangimentos registados nos centros urbanos.

No concelho do Fundão está encerrada a Estrada Nacional (EN) 18, entre Fundão e Alpedrinha, e no concelho de Castelo Branco está fechada a EN 112 para Almaceda e a estrada municipal 524 para São Vicente da Beira.

Continuam fechadas ao trânsito três estradas no concelho de Oleiros: EN 238, na zona do Estreito, EN 350, em Madeira, e EN 351, em Álvaro e Isna.

A neve e o gelo obrigaram também ao corte de duas estradas no interior do distrito de Coimbra, nos concelhos de Góis e de Arganil, revelou fonte da GNR. Em Góis encontra-se interditada à circulação, nos dois sentidos, a estrada nacional 2, ao quilómetro 283,9, entre a Póvoa da Cerdeira e a sede do concelho.

O corte ocorreu às 06:45 de hoje. O percurso alternativo recomendado é a mesma estrada nacional, no sentido Góis/Alvares.

Em Arganil, e pelas mesmas razões climatéricas, foi interrompido às 11:30 o trânsito na estrada municipal 508, entre Moura da Serra e Piódão. Como alternativa, os condutores devem seguir pela estrada municipal Vide/Piódão, adiantou a GNR de Coimbra.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE