34 mudanças de sexo em Portugal só este ano - TVI

34 mudanças de sexo em Portugal só este ano

Ser feminina é... (Reuters)

Ao todo, nos últimos três anos, 156 pessoas adotaram legalmente um nome que não corresponde ao sexo com que nasceram

Nos últimos três anos, 156 pessoas mudaram legalmente de sexo em Portugal. Ou seja, adotaram um nome que não corresponde ao sexo com que nasceram. Além destes, entre 2005 e 2010, 70 pessoas submeteram-se à cirurgia de mudança de sexo, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Os números são avançados, esta segunda-feira, pelo «Correio da Manhã» (CM), a propósito do caso do concorrente da «Casa dos Segredos» Lourenço Ódin.

O processo nem sempre é fácil e é moroso. «Nunca demora menos de dois ou três anos, após identificação do distúrbio de identidade de género», diz Celso Cruzeiro, diretor da Unidade de Reconstrução Genito-Urinária e Sexual do Centro Hospitalar de Coimbra, ao CM.

Mas já foi mais difícil. A cirurgia é permitida em Portugal apenas desde 1995 e só em 2011 a mudança de nome no BI passou a ser automática, mediante a apresentação do diagnóstico médico. Os números sofreram um aumento considerável desde esses ano.

Não se sabe ao certo o número de transsexuais em Portugal, mas calcula-se que não andarão muito longe das estatísticas oficiais. E os números avançam que um homem em cada 30 mil sente que é mulher, enquanto uma mulher em cada 100 mil sente que é homem.
Continue a ler esta notícia