Vaticano «não comenta» palavras de bispo português - TVI

Vaticano «não comenta» palavras de bispo português

Preservativos: declaração de D. Ilídio Leandro será analisada pelas autoridades competentes

Relacionados
As palavras do bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, sobre o uso do preservativo por pessoas portadoras do vírus HIV já chegaram ao Vaticano que, por agora, não comenta o assunto. A notícia é avançada pelo «Diário de Notícias», esta segunda-feira.

Bispo de Viseu defende uso de preservativo

Federico Lombardi, director da Sala de Imprensa do Estado da Santa Sé, explicou ao «DN» que «as palavras do bispo são delicadas» e escusou-se comentar o tema. No entanto, reconheceu que a declaração será «analisada» pelas autoridades competentes e só depois será dada «uma resposta».

Papa: «Preservativos não são solução para a sida»

Tal como o Vaticano, também o cardeal-patriarca de Lisboa não quis comentar a questão e adiou «uma reacção» para a próxima reunião da Conferência Episcopal Portuguesa, a realizar dia 20 de Abril.

No entanto, ainda segundo o «DN», D. José Policarpo aproveitou a catequese do quinto domingo da quaresma, na Sé de Lisboa, para afirmar que «a Igreja não adapta a verdade ao sabor das circunstâncias».

Apenas D. Manuel Clemente, bispo do Porto, assumiu uma posição em declarações à «TSF». «Não se podem confundir expedientes com soluções», defendeu acrescentando que «a grande solução para o problema da sida, como para outro tipo de problemas, tem de ser comportamental e portanto não devemos confundir o que é um expediente com o que é uma solução».
Continue a ler esta notícia

Relacionados