Referindo-se ao turno entre as 00h e as 8h, José Carlos Martins confirmou à Lusa que nos Hospitais de Abrantes, São José, Santa Cruz, Guarda, Covilhã, Leiria e Fundão e nos Institutos de Oncologia de Coimbra e do Porto a adesão foi total, tal como nas maternidades Júlio Dinis, no Porto, e Daniel Matos e Bissaya Barreto, em Coimbra. Na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, a greve «rondou os 97 por cento».

Mesmo com esta adesão maciça, José Carlos Martins garante que os serviços mínimos de urgência e de internamento estão garantidos.

O Ministério da Saúde não divulgou, para já, quaisquer números sobre a greve dos enfermeiros que começou na quarta-feira e termina amanhã.

O sindicato já convocou cerca de 17 concentrações de enfermeiros em frente aos hospitais. Em causa está a proposta do Governo do ingresso na carreira começar com um salário de 995 euros, ao contrário dos actuais 1020. Outra medida contestada é a cota de apenas 10 por cento de acesso ao topo de carreira.

José Carlos Martins adiantou que estão convocadas cerca de 17 concentrações de enfermeiros em frente a hospitais, "por todo o país e ao longo do dia", com o objectivo de estes profissionais "manifestarem o seu descontentamento" relativamente à proposta do Governo de ingresso na carreira com um salário de 995 euros.

Entretanto no Porto, centenas de enfermeiros iniciaram por volta das 9h uma marcha lenta em direcção ao Hospital de S. João em protesto contra a última proposta salarial do Ministério da Saúde.

Fátima Monteiro, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, disse que à Lusa que «são muitas centenas de participantes» nesta manifestação.

A marcha saiu da zona da rotunda da AIP, junto ao Norteshopping, e desloca-se pela Via de Cintura Interna até ao Hospital de S. João, «sempre em marcha muito lenta, porque não nos deixam andar mais depressa», disse Fátima Monteiro.

A dirigente acrescenta que «a proposta do ministério criou uma onda de indignação e revolta nos enfermeiros que vai ser visível nestes três dias de luta.»
Redação / PVM