Fertilização in vitro pode causar trissomia 21 - TVI

Fertilização in vitro pode causar trissomia 21

trissomia 21

Vários medicamentos usados no tratamento da infertilidade associados à idade avançada da mãe podem afectar o desenvolvimento do feto

Relacionados
Um estudo realizado no Reino Unido revelou que os medicamentos utilizados para tratamento de fertilização in vitro (FIV) em mulheres mais velhas podem aumentar o risco de síndrome de Down nos fetos, noticia a BBC.

O estudo apresentado na Suécia refere que as mulheres com idades superiores a 35 anos têm maior probabilidade de ter um filho com trissomia 21, o que, associado à medicação da FIV para estimular os ovários, se poderá tornar um risco maior devido modificações genéticas nos óvulos, acreditam os especialistas.

«Este estudo pode ser um indício de que a estimulação dos ovários pode estar a provocar alguns erros genéticos», disse Alan Handyside, director do London Bridge Fertility, Gynaecology and Genetics Centre e responsável pelo estudo.

No estudo participaram 34 casais que recorreram à técnica de Fertilização In Vitro, sendo que todas as mulheres tinham mais de 31 anos e tomaram medicamentos para estimular os ovários para a libertação de óvulos.

Na análise dos óvulos fecundados, os investigadores verificaram a existência de vários que possuíam modificações genéticas que podiam resultar no final da gestação num aborto natural ou no nascimento de bebés com o síndrome de Down.

«Sabemos que os medicamentos de fertilidade podem ter um efeito similar em mulheres, como aconteceu em estudos de laboratório, mas precisamos de trabalhar mais para confirmar as nossas descobertas», afirmou Alan Handyside.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos