O Automóvel Clube de Portugal (ACP) lança esta quinta-feira, no Porto, a «primeira grande campanha» de sensibilização dedicada à sinistralidade com peões, numa altura em que o número de mortos por atropelamento está a aumentar, escreve a Lusa.

No âmbito da semana da mobilidade, o ACP promove a campanha «Atenção, Todos Somos Peões!», iniciativa que começa na quinta-feira, no Porto, seguindo-se Lisboa e estendendo-se depois às restantes principais cidades do país.

«Nem sempre há uma preocupação muito grande nas campanhas de prevenção sobre os peões», disse à Lusa o presidente do ACP, Carlos Barbosa.

Por isso, o ACP considera «importante» sensibilizar os automobilistas e os peões para os cuidados em atravessar nas passadeiras e sobretudo para os perigos fora delas.

Com esta iniciativa, o ACP pretende que as pessoas passem a ter «mais consciência dos perigos», afirmou, sublinhando que se trata de «mais um contributo do ACP para que as pessoas passem a atravessar nas passadeiras em segurança».

Segundo Carlos Barbosa, o número de mortos por atropelamento tem aumentado. Situação que se deve à «deficiente» sinalização das passadeiras e às dificuldades em que os idosos e jovens têm em atravessar as passagens para peões por causa dos temporizadores.

Carlos Barbosa considerou também que é necessário ensinar os jovens a passar nas passadeiras, pois muitos deles vão passear para estes locais.

A campanha consiste na colocação de cartazes nas passadeiras para que peões e automobilistas possam ver o número de mortos nessa cidade onde está a decorrer a campanha.

Segundo a PSP, entre Janeiro e Maio morreram 13 pessoas vítimas de atropelamento.

A campanha do ACP vai decorrer com a colaboração das autarquias e da PSP. Na quinta-feira, no Porto, o lançamento da iniciativa vai contar com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Paulo Marques, e diretor nacional da PSP, Oliveira Pereira.

Em Lisboa, a campanha «Atenção, Todos Somos Peões!» vai ser lançada a 22 de Setembro.
Redação