Mais de 120 portugueses morrem nas estradas de Espanha - TVI

Mais de 120 portugueses morrem nas estradas de Espanha

Seis portugueses morreram em Espanha

Dados registados entre 2005 e 2007 revelam uma tendência em crescimento

Relacionados
Mais de 120 portugueses morreram em acidentes de viação nas estradas espanholas entre 2005 e 2007, o que representa cerca de 11 por cento do total de vítimas estrangeiras, o terceiro grupo em termos nacionais, refere a Lusa.

O valor é particularmente elevado visto que a comunidade portuguesa é a 14ª comunidade estrangeira em Espanha, representa cerca de 2,5 por cento da população não-espanhola no país.

Os dados fazem parte de um estudo sobre sinistralidade rodoviária entre cidadãos estrangeiros realizado pelo Real Automóvel Clube de Espanha (RACE), que comparou os dados com os registo de população do Padrão Municipal (registos de cidadãos estrangeiros na autarquias).

Segundo o RACE o número de mortes de portugueses tem vindo a aumentar, um facto que destacam no estudo, notando que parte desse problema se pode dever ao facto de Espanha ser, naturalmente, um ponto de passagem para motoristas portugueses.

«Este trânsito deve-se, principalmente, a deslocações laborais, assumindo especial relevância os acidentes mortais com trabalhadores portugueses que ocorreram nos últimos anos na região de Castela e Leão», nota o RACE.

De referir que grande parte dos acidentes com vítimas portuguesas envolvem carrinhas que transportam trabalhadores, muitos dos quais viajavam semanal ou quinzenalmente entre Portugal e Espanha para contratos na construção civil.

O estudo da RACE diz que em 2005 morreram cerca de 35 portugueses nas estradas espanholas que em 2006 morreram 40 e que em 2007 morreram 47.

Isso significa, ainda segundo o estudo, que os portugueses representam 11 por cento das vítimas estrangeiras dos acidentes de viação em Espanha, que por sua vez representam 13,8 por cento do total de acidentes no país.

Se os cálculos forem feitos apenas entre cidadãos comunitários, entre os portugueses representam 15 por cento do total de vítimas mortais e cerca de 16 por cento dos feridos graves.

Os números são especialmente alarmantes num universo de 136 mil portugueses (dados de inicio de 2008) registados no Padrão Municipal, o que equivalia a apenas 2,59 por cento do total de estrangeiros.

Visto de outra forma, os portugueses são a 14ª comunidade estrangeira em Espanha, a sexta europeia e a terceira estrangeira em termos de acidentes mortais de viação.

As contas do RACE são ainda mais amplas, por exemplo, no que toca ao ano de 2006, notando que mortes de portugueses nas estradas - um total de 40 - representam 10,93 por cento do total de mortes de portugueses em Espanha (366) por todas as causas.

Em termos globais o estudo refere que os estrangeiros representam 14 por cento das vítimas mortais nas estradas (são 10 por cento da população total).

Entre as principais causas dos acidentes a RACE destaca falta de sistemas de retenção nos veículos, excessos de velocidade e o desconhecimento sobre os sinais de trânsito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados