Afeganistão: militares portugueses partem a 25 de Janeiro - TVI

Afeganistão: militares portugueses partem a 25 de Janeiro

Chamada das tropas portuguesas para o embarque em Pristina

Este primeiro grupo tem por missão preparar terreno, para receber o grosso da força, que chegam em meados de Fevereiro

O primeiro grupo de militares portugueses destacado para o Afeganistão parte a 25 de Janeiro, anunciou, esta terça-feira, o chefe de Estado-Maior do Exército, Pinto Ramalho. O reforço que deverá funcionar em pleno no final de Fevereiro.

«O período de preparação está concluído e a força vai avançar agora para o teatro do Afeganistão para preparar o espaço e receber os restantes militares», afirmou o general Pinto Ramalho, em declarações aos jornalistas.

O primeiro grupo dos 150 elementos do contingente a viajar para o Afeganistão é constituído por cerca de 20 militares. O «grosso da força» deverá partir em meados de Fevereiro.

O contingente português parte após seis meses de preparação. O general Pinto Ramalho considera que é «um teatro de operações mais exigente, onde as forças correm riscos aos quais estão preparadas». «Maior risco exige maior preparação, treino, organização e atenção e as forças que enviámos vão preparadas para enfrentar essa situação», sustentou o chefe de Estado-Maior do Exército.
Continue a ler esta notícia