Refugiados chegam a Portugal - TVI

Refugiados chegam a Portugal

  • Portugal Diário
  • 10 dez 2007, 18:21

Seis adultos e seis crianças. Vão ficar em Loures, durante seis meses

Relacionados
Seis adultos e seis crianças refugiadas da Somália e Eritreia, anteriormente instalados em Malta, chegaram esta sexta-feira a Portugal e conheceram a sua «nova casa», em Loures, onde vão ficar alojados pelo menos seis meses, escreve a Lusa.

As duas famílias da Somália, ambas com três menores, e um casal da Eritreia vão ficar no centro de acolhimento do Conselho Português para os Refugiados (CPR), na Bobadela, em Loures, por um período mínimo de meio ano «até que estejam reunidas as condições para começar uma nova vida em Portugal», disse à Lusa a presidente do CPR, Teresa Tito de Morais.

A presidente do CPR congratulou-se ainda por Portugal ter tido «um gesto humanitário de respeitar e apoiar a vida de pessoas que estavam em risco e em condições de acolhimento muito difíceis na ilha da Malta».

Além do alojamento, a alimentação, apoio médico - quer físico quer psicológico -, aulas de português e apoio jurídico, as três famílias vão ter à sua disposição todos os serviços para ajudar à sua integração no país.

Sob o estatuto formal de refugiados, o Governo Português concede a estas pessoas o direito à residência permanente e a possibilidade, de no futuro, adquirirem a cidadania portuguesa.

A instalação destes refugiados - que necessitam de protecção internacional e que anteriormente tinham sido acolhidos em Malta - acontece ao abrigo da resolução do Conselho de Ministros sobre a Reinstalação e do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo português e o Governo de Malta, em Outubro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE