«Portugal manda expulsar... mas não expulsa» - TVI

«Portugal manda expulsar... mas não expulsa»

Sociedade

SOS Racismo: são poucos os estrangeiros que são expulsos de Portugal

Relacionados
O SOS Racismo afirmou, esta sexta-feira, que são poucos os estrangeiros que efectivamente são expulsos de Portugal, contrariando dados do Relatório Anual de Segurança Interna sobre expulsões de imigrantes em 2008, segundo informações da Agência Lusa.

«Portugal manda expulsar... mas não expulsa», refere o SOS Racismo, em comunicado, salientando que os dados têm vindo «sistematicamente a ser omitidos».

Segundo a associação, os dados pretendem «manter a ilusão de que temos uma lei que funciona e uma política de estrangeiros que actua».

O Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado quinta-feira, revela que Portugal ordenou a expulsão de quase 2.000 dos 3.736 cidadãos estrangeiros detectados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em situação ilegal em Portugal em 2008.

«É evidente que há imigrantes que são expulsos¿são os que têm azar! São os que servem para mostrar que não há que "ter medo pois as autoridades estão atentas a qualquer tentativa de invasão"», sublinha o SOS Racismo.

O comunicado, assinado pelo presidente da associação, José Falcão, diz ainda que apenas funciona a «demagogia e a chantagem sobre uma parte da população que vê serem postos em causa os direitos humanos mais elementares», como dificuldades em obter documentos, verbas «absurdas» para obter os papéis para a legalização, salários não pagos pelos patrões e «violência policial».

O SOS Racismo é uma associação sem fins lucrativos criada em 1990 que propõe «uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural onde todos, nacionais e estrangeiros com qualquer tom de pele, possam usufruir dos mesmos direitos de cidadania».
Continue a ler esta notícia

Relacionados