Guarda: retomadas obras do novo hospital - TVI

Guarda: retomadas obras do novo hospital

Hospital

Dívida ao consórcio construtor do edifício já foi saldada

As obras de construção do novo bloco do Hospital Sousa Martins (HSM) da Guarda, paradas desde a primeira quinzena de Dezembro de 2011, foram retomadas esta quinta-feira, na sequência do pagamento de metade da dívida de 12 milhões de euros ao consórcio construtor do edifício.

Segundo a Lusa, as obras de construção do novo pavilhão do HSM ficaram suspensas quando a administração da Unidade Local de Saúde (ULS) ainda era presidida pelo socialista Fernando Girão.

A paragem das obras foi justificada pela reformulação do processo de candidatura comunitária pelo aumento da comparticipação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que era de 70 por cento e passou para 80 por cento.

A actual administração, liderada pela social-democrata Ana Manso, tomou posse no dia 20 de Dezembro e após avaliar a situação, procedeu ao pagamento de 6,4 milhões de euros ao consórcio construtor.

A decisão de retomar das obras foi decidida na passada quarta-feira, numa reunião realizada entre a administração da ULS e responsáveis do consórcio construtor.

«O consórcio informou que já mobilizou 70 por cento da capacidade do estaleiro, estando a laborar um efectivo superior a uma centena de operários», indicou fonte da administração da ULS.

A conclusão do novo edifício hospitalar ainda não tem data anunciada.

O novo edifício, que corresponde à primeira fase do projecto de ampliação e requalificação da unidade hospitalar da Guarda, orçado em 45 milhões de euros, devia estar concluído em Agosto, segundo as previsões do anterior presidente.

O pavilhão, de quatro pisos, tem uma área de 48.600 metros quadrados e vai acolher serviços que actualmente estão dispersos por dois antigos blocos, um centenário e outro construído na década de 1990.

Quando o novo bloco estiver ocupado, deverão avançar as obras da segunda fase, estimadas em 59 milhões de euros, relacionadas com a requalificação dos dois pavilhões existentes.
Continue a ler esta notícia