Unidade de saúde de Coimbra realiza cirurgia pioneira à coluna - TVI

Unidade de saúde de Coimbra realiza cirurgia pioneira à coluna

  • SP
  • 12 mai 2017, 00:35
Cirurgia inovadora de extração de hérnia discal efetuada em Coimbra

Técnica pouco invasiva para extrair uma hérnia discal foi usada pela primeira vez em Portugal. Através de um pequeno furo, foi possível operar o doente, que deverá voltar a trabalhar em menos de um mês

Uma cirurgia inovadora que implicava a extração de uma hérnia discal, com uma técnica "minimamente invasiva, guiada por navegação", foi efetuada esta quinta-feira, no Spine Center, uma unidade de saúde em Coimbra.

Este novo método permitiu “retirar a hérnia discal que comprimia a raiz nervosa de um doente, por via minimamente invasiva guiada por navegação”, sublinhou a unidade de saúde em comunicado.

Nunca antes realizada em Portugal, a técnica permite fazer “uma incisão de reduzidíssimas dimensões, localizar perfeitamente o nível e fazer uma progressão até à hérnia por fora da coluna entrando pelo ‘foramen’ [orifício], afastando as estruturas nervosas e retirando a hérnia de disco”, acrescentou o comunicado.

Luís Teixeira, cirurgião que conduziu o processo, garante que através da navegação é possível evitar que se atue dentro do canal vertebral.

De acordo com o médico, a cirurgia assegura "alto rigor e elevada segurança", além de não deixar "fibrose dentro do canal". Não necessita de manipulação "das estruturas nervosas que existem dentro do canal vertebral", sendo, por isso, mais vantajosa.

O paciente pode ter alta em menos de 24 horas após a cirurgia e recuperar toda a sua atividade profissional em menos de um mês", sublinhou o cirurgião.

Continue a ler esta notícia