O concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, registava esta quinta-feira à tarde 25 novos casos de Covid-19, sendo 19 utentes da Santa Casa da Misericórdia, anunciou a Comissão Municipal de Proteção Civil.

Registaram-se 25 novos casos, perfazendo agora um total de 118 registados desde o início da pandemia, em março", refere a comissão, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, do total, "encontram-se em vigilância 87 casos, curados 27 e lamentam-se quatro óbitos, um anterior e três na Santa Casa da Misericórdia". Dois deles ocorreram esta quinta-feira de manhã, um no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e outro nas instalações da instituição.

No que respeita à situação da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, a Comissão Municipal de Proteção Civil refere que há 77 casos positivos, sendo 53 utentes (incluindo os 19 novos casos desta quinta-feira) e 24 funcionários.

Dois doentes do concelho encontram-se internados e em acompanhamento no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e os restantes em acompanhamento institucional e domiciliário", acrescenta.

A mesma fonte refere que "continuam a realizar-se testes, nomeadamente a contactos de positivos com sintomas, tendo como objetivo a despistagem de casos e a interrupção o mais precocemente possível, caso existam positivos, de novas transmissões".

Dois especialistas de infecciologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa estiveram na Santa Casa da Misericórdia e, em parceria com os serviços médicos e de enfermagem da instituição, realizaram consultas e acompanhamento aos utentes.

O objetivo é manter um acompanhamento rigoroso, permanente e especializado, de forma a garantir o máximo bem-estar e as melhores condições de saúde aos utentes atingidos pela doença", justifica a comissão.

. / HCL