Cancro da laringe: Portugal em terceiro lugar - TVI

Cancro da laringe: Portugal em terceiro lugar

  • Portugal Diário
  • AAS
  • 9 abr 2008, 17:23
Tabaco - Foto de Inácio Rosa para Lusa

Tabaco é a principal causa. Hospital Santa Maria celebra Festa da Voz

Relacionados
O tabaco é o principal factor que faz de Portugal o terceiro país da Europa com maior incidência do cancro da laringe, escreve a agência Lusa segundo o especialista Mário Andrea. Anualmente surgem em Portugal cerca de 1.000 casos e morrem mais de 400 pessoas com esta doença, que afecta mais homens do que mulheres.

Os problemas na voz podem ter várias origens, mas «a principal causa é o tabaco. Há estudos que relacionam inclusive determinadas zonas em França, onde se fuma mais, com a maior incidência de casos de cancros na laringe», declarou o responsável pelo Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Distúrbios da Comunicação do Hospital de Santa Maria (OVCHSM), salientando que «o problema tabágico associado ao alcoolismo aumenta os problemas de voz».

No entanto, alguns profissionais que frequentam ambientes tóxicos também podem ser afectados. Tais como mineiros, pintores de automóveis e trabalhadores com produtos químicos, que na maioria das vezes não usam máscaras de protecção.

Mário Andrea considera que as pessoas estão cada vez mais atentas aos problemas da voz. «Antigamente ia-se ao médico numa fase mais avançada da doença. As pessoas hoje chegam numa fase mais inicial e têm maior consciência de que a voz é um instrumento riquíssimo que cria ou não empatia e transmite tudo o que é a nossa parte emocional», afirmou.

O especialista sublinhou a necessidade de cada um saber identificar os problemas da sua voz e recorrer ao médico em caso de alguma anormalidade. «É preciso que as pessoas procurem ajuda no otorrinolaringologista se estiverem roucas há mais de 15 dias, onde serão orientadas», disse.

A Festa da Voz

Por iniciativa do OVCHSM, o Dia Mundial da Voz, que se comemora a 16 de Abril, é assinalado em Portugal no próximo sábado com a «Festa da Voz».

Esta iniciativa pretende chamar a atenção para os cuidados a ter com a voz e lembrar que este mecanismo de comunicação se estraga com o tabaco, com o esforço de falar em locais ruidosos ou em ambientes poluídos ou secos.

O programa inclui Workshops e Master Classes e atribui ainda, durante o concerto de encerramento, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, o Prémio Voz 2008 à actriz Eunice Muñoz.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE