PSP impedida de usar drone na final da Taça - TVI

PSP impedida de usar drone na final da Taça

Treino do Sporting no Jamor (foto: Diogo Pinto/FPF)

Comissão Nacional de Proteção de Dados emitiu parecer negativo. PSP garantiu que só ia usar um drone se o parecer fosse positivo

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) emitiu esta sexta-feira parecer negativo ao uso de uma câmara de filmar acoplada a um drone na operação de segurança preparada pela polícia para a final da Taça de Portugal.

O Ministério da Administração Interna tinha enviado na segunda-feira um pedido à CNPD para que emitisse um parecer sobre a utilização, pela Polícia de Segurança Pública (PSP), de uma câmara de vídeo portátil, acoplada a uma aeronave não tripulada (drone), na final da Taça de Portugal, que se realiza domingo, entre o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Braga.

“Na ausência de lei, não pode a CNPD emitir parecer favorável à pretendida utilização da câmara portátil acoplada à aeronave não tripulada. De todo o modo, a CNPD sublinha que a necessidade de tal utilização não está demonstrada em face do sistema de videovigilância já instalado na área sob monitorização”, sustenta o parecer, a que a agência Lusa teve acesso.


 A PSP garantiu na quinta-feira que só ia usar um drone se tivesse parecer positivo da CNPD.

"Se não chegar não utilizaremos. Não queremos utilizá-lo sem ter a certeza de que não vamos ter nenhumas questões de ordem legal. Se não chegar o parecer a tempo, ou se chegar e for negativo, não utilizaremos o drone”, afirmou o subintendente Daniel Gomes, comandante da divisão de Oeiras.

A final da Taça de Portugal está marcada para as 17:15 de domingo. O Sporting e o Sporting de Braga vão disputar o a taça, num encontro arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.
Continue a ler esta notícia