Acidente com autocarro de hemofílicos por «falha mecânica» - TVI

Acidente com autocarro de hemofílicos por «falha mecânica»

Acidente aconteceu no dia 16 de abril de 2011, em Taveiro, Coimbra

O relatório do acidente que em 2011 causou um morto e 32 feridos, maioritariamente hemofílicos, «aponta para uma falha mecânica» do autocarro e foi entregue esta quarta-feira no DIAP de Coimbra, disse uma fonte policial à agência Lusa.

«Poderá ter havido uma avaria no sistema de travagem da viatura», adiantou a fonte da GNR esta manhã, após a entrega do processo no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), na Baixa de Coimbra.

Constituído por quatro volumes, o processo inclui, entre outras peças, o relatório com as conclusões do inquérito realizado pelo Destacamento de Trânsito de Coimbra da GNR, no âmbito do qual foram inquiridas cerca de 40 pessoas.

As investigações efetuadas «apontam um bocado para a ocorrência de uma falha mecânica», referiu a mesma fonte. Faltam no processo «alguns relatórios médicos» que ainda não foram apresentados pelos hospitais de Coimbra que assistiram as vítimas do acidente.

Caberá agora aos magistrados do DIAP apurarem «o grau de responsabilidade da parte do condutor», que foi constituído arguido e colaborou com a GNR nalgumas das averiguações para avaliar eventuais falhas mecânicas do autocarro.

O acidente aconteceu no dia 16 de abril de 2011, tendo consistido num despiste da viatura à saída da autoestrada do Norte, em Taveiro, no sentido de Coimbra Sul. Hemofílicos, pessoas com outras coagulopatias e familiares viajavam de Lisboa para o Luso, concelho da Mealhada, onde estava previsto decorrer no dia seguinte um programa comemorativo do Dia Mundial da Hemofilia, que foi cancelado devido ao acidente.
Continue a ler esta notícia