Funcionário da embaixada portuguesa no Irão atingido a tiro - TVI

Funcionário da embaixada portuguesa no Irão atingido a tiro

  • 13 mar 2019, 11:37
Irão - bandeira junto a plataforma petrolífera

De acordo com Augusto Santos Silva, o funcionário iraniano que trabalha na embaixada de Portugal, ao sair da embaixada, a cerca de 500 metros das instalações, “foi vítima de uma emboscada”.

Um funcionário iraniano da embaixada portuguesa em Teerão sofreu uma emboscada nas proximidades das instalações diplomáticas na noite de terça-feira, mas está bem de saúde, confirmou hoje à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Confirmo, infelizmente, que ontem (terça-feira) ainda à luz do dia, portanto à tarde, ocorreu esse incidente”, declarou à Lusa o ministro.

De acordo com Santos Silva, o funcionário iraniano que trabalha na embaixada de Portugal, ao sair da embaixada, a cerca de 500 metros das instalações, “foi vítima de uma emboscada”.

Isto é, foi atingido provavelmente a tiro por uma pessoa que se fazia circular numa motorizada. Felizmente, o funcionário já se encontra em casa e, portanto, os ferimentos não foram graves”, sublinhou o ministro.

Segundo Santos Silva, a polícia local já tomou conta da ocorrência e está a investigar o caso.

A embaixada aguarda as informações da polícia e a conclusão das investigações”, sublinhou ainda o ministro.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Bahram Qasemi, já havia confirmado à agência de notícias iraniana IRNA que o ataque ocorreu ao norte de Teerão e que, segundo as investigações preliminares e o relatório policial, a vítima era membro da equipa da missão diplomática portuguesa em Teerão.

Bahram Qasemi acrescentou que as investigações ainda estão em andamento e que o ataque terá sido motivado por questões pessoais.

A vítima, de meia-idade, foi transferida para um hospital após o ataque.

Na terça-feira, o chefe do Centro de Informações da Polícia de Teerão, coronel Babak Namak Shenas, disse à IRNA que os atacantes atiraram sobre o homem usando uma arma de ar comprimido.

Namak Shenas declarou ainda que as investigações iniciais mostram que o incidente ocorreu devido a “questões pessoais”.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE