BE quer linha de apoio às vítimas das praxes - TVI

BE quer linha de apoio às vítimas das praxes

  • Portugal Diário
  • 13 dez 2007, 18:14
«Prima 1...»: ajuda ou frustração?

Deputado comparou a situação das praxes nas universidades à da violência doméstica

Relacionados
O Bloco de Esquerda vai propor a criação de uma linha verde de apoio jurídico e psicológico às vítimas das praxes académicas e pedir a audição de responsáveis pelas instituições onde se verificaram problemas graves com esta prática, noticia a Lusa.

A informação foi dada à Lusa pela assessoria de imprensa do BE depois de uma intervenção política sobre o tema no plenário da Assembleia da República, onde o deputado José Moura Soeiro exigiu «um compromisso político» contra a violência nas praxes académicas, repto que contou com o apoio de PS e PSD.

Na sua primeira intervenção em plenário, José Moura Soeiro, que substituiu na semana passada a deputada Alda Macedo, comparou a situação actual das praxes nas universidades à da violência doméstica no passado, onde foi preciso um sinal político de condenação.

«É isso que é preciso fazer com a praxe. Não aceitar a naturalidade e a inevitabilidade, não aceitar a arbitrariedade como regra e a imposição de todas as violências com a impunidade garantida. O Estado de Direito não pode ficar à porta da Universidade», apelou José Soeiro.

Esta intervenção surge na sequência de casos recentes de dois alunos - um da Escola Superior Agrária de Coimbra e outro de Elvas - que ficaram paraplégicos na sequência de praxes académicas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE