Mau tempo coloca quase todo o país em alerta - TVI

Mau tempo coloca quase todo o país em alerta

Mau tempo (LUSA/EPA)

A «culpa» é da chuva e do vento forte. As temperaturas vão rondar os 20 graus

Relacionados
 Dezasseis distritos de Portugal continental encontram-se esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a previsões de vento e chuva forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com informação disponibilizada pelo IPMA na sua página de internet, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão hoje sob aviso amarelo, o que implica uma situação de risco para determinadas atividades que estão dependentes das condições meteorológicas.

Todos os distritos em causa estão sob prevenção devido a previsões de chuva forte, sendo que no interior o aviso inclui previsões de vento forte, já que o IPMA prevê rajadas na ordem dos 90 km/hora nas terras altas. O aviso é válido até às 18:00 desta terça-feira.

Já nos distritos do litoral, o alerta – ativo entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira – inclui a previsão de ondas que podem atingir os quatro a cinco metros.

Esta previsão já levou a Marinha Portuguesa a fechar quatro barras e condicionar outras tantas.

As barras de Esposende, Povoa do Varzim, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação, enquanto as barras de Caminha, Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas, como cita a Lusa.

A chuva vai manter-se nos próximos dias, com abertas durante hoje e quarta-feira, assim como o vento forte nas terras altas, fatores que levaram o Instituto Português do Mar e a Atmosfera a lançar um aviso amarelo.

De acordo com o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Ricardo Tavares, hoje estão previstos «aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada» além de «rajadas de vento forte no litoral oeste».

Segundo o mesmo responsável, os avisos de precipitação para as regiões do litoral e centro, e em Vila Real e Viseu, levaram ao aviso amarelo do IPMA (o terceiro menos grave de uma escala de quatro) até às 18:00 de hoje, aviso que se estende também a situações de vento forte nas terras altas e em Faro.

De acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, o aviso amarelo para a agitação marítima vai manter-se até às 18:00 de quarta-feira, já que são esperadas ondas de noroeste, de quatro a cinco metros.

O IPMA prevê, nas regiões norte e centro do país, céu em geral muito nublado, com aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada até ao final da tarde, especialmente no litoral. Está também prevista a possibilidade de queda de neve acima dos 1500/1600 metros.

Para a região sul, a previsão é de céu em geral muito nublado, com aguaceiros, por vezes fortes até ao início manhã, tornando-se pouco frequentes durante a manhã.

O Instituto prevê ainda uma subida de temperatura, em especial da mínima, mas também da máxima, estimando que Faro chegue hoje aos 20 graus celsius, sendo esta a cidade mais quente em Portugal continental, e de maior contraste com os sete graus de máxima esperados na Guarda.

Em Sagres são esperados 19 graus, 18 em Sines e Beja, 17 em Lisboa, Évora e Leiria, 16 no Porto, Coimbra e Viana do Castelo, enquanto em Bragança e Vila Real são esperados 11 de máxima.

Nas ilhas, estão previstos 25 graus de máxima no Funchal e 19 em Angra do Heroísmo e Santa Cruz.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE