Ondas de calor em Março - TVI

Ondas de calor em Março

Praia (arquivo)

Cinco zonas do país foram afectadas segundo o Instituto de Meteorologia

Relacionados
Cinco zonas do país foram afectadas este mês por ondas de calor de acordo com uma fonte do Instituto de Meteorologia, que no entanto classificou as variações de temperatura como «normais» para o mês Março, escreve a Lusa.

As zonas de Portalegre, Évora, Beja, Castelo Branco e Penhas Douradas registaram ondas de calor no mês de Março, dado que foram alcançadas temperaturas máximas de cinco graus centígrados acima da temperatura normal durante seis dias consecutivos.

«Flutuações são típicas»

Apesar destes dados, a meteorologista Vanda Pinto disse à Lusa que a variação deste mês, considerado como «de mudança», é «natural», adiantando que as «flutuações são típicas da latitude de Portugal».

O IM reconhece, no entanto, que a temperatura máxima dos últimos dias está acima da considerada normal para a época, que é de 17 graus em Lisboa no mês de Março.

A temperatura normal resulta da média de temperaturas contabilizadas durante 30 anos.

Numa previsão a dez dias, baseada em modelos numéricos, o IM prevê temperaturas máximas abaixo dos 20 graus a partir de sexta-feira e aguaceiros a partir de sábado para Lisboa, Porto e Faro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados