Risco extremo de exposição UV no Funchal - TVI

Risco extremo de exposição UV no Funchal

Praia (Reuters)

Risco alto para Lisboa

O Funchal, na Madeira, é, nesta quinta-feira, a única cidade com risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), mas várias outras cidades de Portugal continental e dos Açores apresentam um risco muito elevado.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as cidades de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Sagres, Santarém, Viseu, Porto Santo (Madeira), bem como Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada têm um risco muito alto de exposição aos raios UV, entre as 11 e as 16 horas.

Para Bragança, Braga, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Sines, Vila Real e Angra do Heroísmo (Açores) o risco é alto.

Os índices UV variam entre menor que 2 (em que o UV é Baixo), 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (alto), 8 a 10 (muito alto) e superior a 11 (extremo). Quando o risco é extremo é aconselhável evitar o mais possível a exposição ao sol.

O IPMA prevê para hoje, para as regiões Norte e Centro, períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral, com períodos de chuva, em geral fraca, junto à costa, especialmente até ao meio da manhã.

São esperados aguaceiros nas zonas montanhosas, em especial na região Norte e a partir do final da tarde.

O vento vai soprar fraco, do quadrante oeste durante a tarde, sendo moderado (20 a 30 quilómetros/hora) de noroeste nas terras altas da região Centro até ao início da manhã.

Espera-se neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral.

Na região sul, o céu vai estar pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado no litoral oeste.

Existe a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste até ao meio da manhã.

O vento será fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado (25 a 35 quilómetros/hora) nas terras altas até ao início da manhã.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima, sendo acentuada no sotavento algarvio.

As temperaturas vão oscilar entre 20 e 28 graus em Lisboa, entre 18 e 25 no Porto, em Viana do Castelo entre 16 e 25, Bragança entre 17 e 28, em Braga entre 16 e 27, em Vila Real entre 15 e 29, Viseu entre 14 e 28, em Coimbra entre 17 e 27, na Guarda de 14 a 27, em Castelo Branco entre 18 e 33, Portalegre entre 17 e 31, Évora entre 17 e 33, Beja entre 17 e 32, em Faro entre 21 e 27, em Santarém entre 19 e 30, em Leiria 18 e 27, Setúbal entre 19 e 30, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada entre 20 e 27, em Angra do Heroísmo entre 20 e 27 e em Santa Cruz das Flores entre 22 e 27.

A temperatura da água do mar vai variar entre os 17 e 19 graus na costa ocidental e os 21 graus na costa sul.


Madeira mantém aviso amarelo


O arquipélago da Madeira mantém nesta quinta-feira o aviso amarelo devido ao calor, por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, alertam os serviços meteorológicos. O aviso do Instituto Português de Mar e Atmosfera (IPMA) é válido até às 17:59.

Para hoje preveem-se na Madeira períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte. A temperatura da água do mar deve variar entre os 23 e 24 graus.



 
Continue a ler esta notícia