Risco muito alto de exposição aos UV para 20 regiões - TVI

Risco muito alto de exposição aos UV para 20 regiões

Quando o calor aperta. Nova Iorque, Estados Unidos (Reuters)

Temperatura máxima será de 28 graus para Évora e Beja

Vinte regiões portuguesas apresentam risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nesta sexta-feira.

São elas Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu e Vila Real.

Também Santa Cruz, Horta, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, nos Açores, encontram-se com índice muito alto de exposição, assim como Porto Santo, na Madeira.

Já as regiões Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelo encontram-se com níveis altos de exposição à radiação ultravioleta.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas da ordem de 60 km/h no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Prevê-se uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e uma pequena subida da temperatura máxima, no interior norte e centro.

Para a zona da grande Lisboa o IPMA prevê céu geralmente pouco nublado, com vento moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, enquanto para a região do grande Porto está previsto céu com períodos de muita nebulosidade, o vento a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) a partir da tarde, além de uma pequena descida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 20 graus Celsius previstos na Guarda, cidade com temperatura máxima mais baixa hoje, contrastando com os 28 de máxima prevista para Évora e Beja, as cidades mais quentes.


Em Lisboa, vão variar entre 16 e 25 graus Celsius, em Bragança entre 10 e 24, em Viseu entre 08 e 21, em Coimbra 12 e 24, na Guarda 08 e 20, Portalegre entre 11 e 26, Évora e Beja entre 13 e 28, em Faro 16 e 27, em Santarém entre 14 e 26, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada entre 18 e 24, em Angra do Heroísmo entre 18 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

O IPMA prevê para hoje no arquipélago da Madeira céu com períodos de muita nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas da ilha da Madeira até ao fim da manhã, verificando-se uma pequena descida de temperatura. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 22 e 26 graus.

Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê para o conjunto das ilhas central, oriental e ocidental períodos de céu muito nublado com abertas, e aguaceiros fracos para o fim do dia.
Continue a ler esta notícia