«Nadine» nos Açores: dois voos da SATA desviados - TVI

«Nadine» nos Açores: dois voos da SATA desviados

Mau tempo (foto enviada por Cláudia Serra)

Escolas estão fechadas por precaução

Relacionados
Notícia atualizada

A tempestade tropical «Nadine» está a passar pelas ilhas do Grupo Central dos Açores, que está em alerta laranja, sem causar danos «relevantes», revelou à Lusa o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

«Até ao momento, praticamente não provocou estragos», frisou, acrescentando que se registaram apenas algumas quedas de árvores e cartazes derrubados, situações «rapidamente resolvidas» e que não tiveram grandes danos económicos, nem humanos, afirmou Pedro Carvalho.

No entanto, o mau tempo já obrigou a SATA Internacional a divergir dois voos, um para Lisboa e outro para Santa Maria, situação que está a afetar 288 passageiros.

«O voo da SATA Internacional Toronto/Ponta Delgada, com 114 passageiros, divergiu para Lisboa, e o voo Lisboa/Ponta Delgada também divergiu para a ilha de Santa Maria, com 174 passageiros», afirmou José Gamboa, porta-voz da SATA, em declarações à Lusa, acrescentando que a realização daquelas ligações aguarda melhoria do tempo.

Quanto à SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, José Gamboa adiantou que «os voos Ponta Delgada/Horta, Ponta Delgada/Pico e a ligação Ponta Delgada/Terceira, que deviam ter saído esta manhã estão atrasadas», o que afeta um total de 114 passageiros.

José Gamboa acrescentou ainda que está também atrasada a ligação «Terceira/S.Jorge», a aguardar melhoria do estado do tempo.

Precauções que população deve ter

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores frisou que a população deve guardar objetos soltos, vigiar os sistemas de drenagem e consolidar portas e janelas, recomendando ainda que as pessoas evitem sair de casa e se fizerem que tenham cuidados redobrados nas estradas.

Por precaução, a secretaria regional da Educação decidiu encerrar esta quinta-feira todas as escolas do grupo central

As ilhas do grupo central do arquipélago (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) continuam sob aviso laranja devido à chuva e à velocidade média e à rajada máxima do vento, até às 20:00, segundo revela o Instituto de Meteorologia (IM).

O grupo central está também em aviso amarelo devido à altura significativas das ondas, até as 24:00, segundo a mesma fonte, que divulgou também um aviso amarelo, até às 21:00 no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), devido à velocidade média e à rajada máxima do vento.

O IM refere que se preveem condições de tempestade tropical para as ilhas do Grupo Central entre as 02:00 as 12:00 (03:00 e 13:00 nos Açores), com ventos sueste de 80 km/h rodando para sudoeste, com rajadas de 120 km/h, precipitação forte e ondas entre 6 e 7 metros, acrescentando que a tendência é para um rápido enfraquecimento da tempestade à medida que esta se desloque depois para norte, escreve a Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados