Sete distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente - TVI

Sete distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

  • .
  • SS - atualizada às 10:41
  • 26 jul 2020, 08:40
Calor em Milão (Itália)

Vai ser um domingo com temperaturas elevadas, mas o vento poderá soprar forte. Mais de 50 concelhos do interior Norte, do Centro, Alentejo e Algarve estão este domingo em risco máximo de incêndio.

Sete distritos de Portugal continental estão este domingo sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre e Vila Real estão sob aviso amarelo até às 18:00 de segunda-feira, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Para os arquipélagos da Madeira e dos Açores o IPMA não lançou qualquer aviso.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No continente, o céu vai estar pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro até meio da manhã, havendo possibilidade de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso até início da manhã.

O vento pode soprar por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas e haverá nebulosidade matinal no litoral a norte do Cabo Raso.

Para os Açores, o IPMA prevê no grupo ocidental períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos, com vento oeste bonançoso a moderado (10/30 km/h), tornando-se fraco (05/10 km/h).

Para o grupo central, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento sudoeste bonançoso (10/20 km/h), rodando para oeste e tornando-se fraco (05/10 km/h).

Para o grupo oriental, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, vento oeste fraco a bonançoso (05/20 km/h).

Em relação ao arquipélago da Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas terras altas, vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte/nordeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

Quanto a temperaturas, Lisboa vai chegar aos 31 graus Celsius, Ponta Delgada aos 26 e Funchal também 26.

Mais de 50 concelhos em risco máximo

Mais de 50 concelhos do interior Norte, do Centro, Alentejo e Algarve estão este domingo em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco máximo estão 54 municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Os distritos que estão hoje com o maior número de concelhos em risco máximo de incêndio são os de Guarda, com 12 (Vila Nova de Foz Côa, Trancoso, Pinhel, Almeida, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Celorico da Beira, Sabugal e Manteigas) e Castelo Branco, com 10 (Belmonte, Covilhã, Penamacor, Fundão, Oleiros, Castelo Branco, Sertã, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

Em risco reduzido estão 31 municípios dos distritos de Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Setúbal.

O risco de incêndio é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis: máximo, muito elevado, elevado, moderado e reduzido).

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Proteção Civil alertou na quinta-feira para o aumento do risco de incêndio, a partir de sexta-feira, para níveis “máximo ou muito elevados” nas regiões do Norte, Centro, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e para “elevado” no restante território do Continente.

Continue a ler esta notícia