Açores sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima - TVI

Açores sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima

No continente é esperado céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em geral fraca, no litoral oeste a partir do início da manhã. A previsão aponta para neblina ou nevoeiro matinal nas regiões centro e sul, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima

O arquipélago dos Açores está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) está sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação por vezes forte e vento forte entre as 02:00 e as 12:00 de hoje.

As ilhas do Corvo e Flores estão ainda sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste entre as 06:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.

Também o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) está sob aviso amarelo devido à precipitação, por vezes forte, entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.

Já o grupo central (São Jorge, Pico, Faial, Terceira e Graciosa) está sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte (entre as 10:00 e as 20:00 de hoje) e precipitação (entre as 06:00 e as 23:59 de hoje).

Quanto ao estado do tempo para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em geral fraca, no litoral oeste a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e queda de neve acima de 1.400/1.600 metros de altitude.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando temporariamente moderado a forte nas terras altas das regiões centro e sul durante a tarde e formação de geada em alguns locais das regiões do interior norte e centro.

A previsão aponta também para neblina ou nevoeiro matinal nas regiões centro e sul, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando temporariamente forte nas vertentes sul e nas zonas montanhosas e pequena subida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 09 e 16 graus, no Porto entre 08 e 14, em Vila Real entre 04 e 15, em Viseu entre 04 e 13, em Bragança entre 0 e 15, na Guarda entre 03 e 10, em Coimbra entre 09 e 15, em Castelo Branco entre 06 e 14, em Santarém entre 07 e 17, em Évora entre 05 e 15, em Beja entre 06 e 16, em Faro entre 08 e 17, no Funchal entre 17 e 21, em Ponta Delgada entre 14 e 18, em Angra do Heroísmo entre 13 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 18.

Três barras do continente condicionadas 

Três barras de Portugal continental estão hoje condicionadas à navegação devido à previsão de agitação marítima com ondas até 2,5 metros, de acordo com informação disponível na página 'online' da Marinha.

Segundo a Marinha portuguesa, a barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

Também a barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste-noroeste com 1,5 a dois metros, aumentando para dois a 2,5 metros.

Na costa sul prevê-se ondas sudoeste com um a 1,5 metros.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE