Aviso amarelo na Madeira: ondas podem chegar aos cincos metros - TVI

Aviso amarelo na Madeira: ondas podem chegar aos cincos metros

Agitação Marítima no Funchal (HOMEM DE GOUVEIA/LUSA)

A temperatura vai oscilar entre os 14 e os 20 graus Celsius no Funchal.

A Madeira está hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros, passando a ondas de norte desde as 03:00 e até às 09:00 de hoje.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu geralmente muito nublado, aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte da ilha, vento moderado de norte, soprando forte nas terras altas, e pequena subida de temperatura.

A temperatura vai oscilar entre os 14 e os 20 graus Celsius no Funchal.

No continente, as barras marítimas de São Martinho do Porto e de Esposende estão fechadas à navegação e outras quatro estão condicionadas devido à agitação marítima, informou a Marinha Portuguesa.

De acordo com informação disponível às 06:00 na página da Marinha na Internet, as barras marítimas da Figueira da Foz e de Aveiro estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 11 e a 15 metros, respetivamente.

A barra marítima de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

Também a barra de Vila do Conde está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 2 a 3 metros.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros, diminuindo gradualmente para 1 metro.

A temperatura da água do mar vai variar entre os 14 e os 18 graus.

 
Continue a ler esta notícia