O estado do tempo vai sofrer um agravamento ao início da noite de hoje, sábado. A previsão é de chuva, vento forte e agitação marítima. No domingo, para além do mau tempo, haverá descida da temperatuda. 

“A partir do final do dia - estamos a falar aí de 21:00, 22:00 -, prevê-se um agravamento do estado do tempo para a região centro e sul, e litoral centro, com chuva por vezes forte. A precipitação [forte] mantém-se até às 12:00.”, explicou à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A chuva vai continuar no domingo e na segunda-feira, “mas não tão intensa como neste período do final do dia [de sábado] até ao início da manhã” de domingo.

Também está previsto “algum vento, com rajadas a sul do distrito de Lisboa”, entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de domingo.

Madalena Rodrigues esclarece que as rajadas de vento deverão ser “na ordem dos 80 quilómetros por hora no litoral e, nas terras altas da região sul”, podem chegar aos “85 quilómetros por hora”.

O IPMA também prevê “agitação marítima forte na costa ocidental, já com aviso amarelo” entre hoje e domingo, com “ondas de noroeste de cinco a seis metros na costa ocidental, e entre dois a três metros na costa sul”.

No domingo, os termómetros também vão registar “uma pequena descida da temperatura máxima”.

Veja também: