Calor aperta e passa os 30 graus em alguns distritos - TVI

Calor aperta e passa os 30 graus em alguns distritos

  • ALM com Lusa
  • 15 jun 2018, 07:28

Concelhos de Castro Marim e Alcoutim, em Faro, em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Castro Marim e Alcoutim, no distrito de Faro, estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Também no Algarve, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Loulé, S. Brás de Alportel e Tavira, assim como os municípios alentejanos de Almodôvar e Mértola, no distrito de Beja.

O IPMA coloca ainda em risco elevado, o terceiro mais grave numa escala de cinco, nove outros municípios: Lagos, Portimão e Silves (Faro), Odemira e Castro Verde (Beja), Mação (Santarém), Gavião e Nisa (Portalegre) e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).

Alguns concelhos da região interior Norte e Centro e o norte alentejano estão em risco moderado e o restante território tem risco reduzido de incêndio, num dia em que o IPMA prevê vento forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas e uma pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas máximas vão chegar aos 33 graus em Évora e Beja, 32 em Castelo Branco, 31 em Faro e 30 em Portalegre.

Abaixo da faixa dos 30 graus de máxima estão cidades como Bragança (29), Braga e Vila Real (28), Santarém (27), Sines e Viseu (26), Lisboa (24), Coimbra (23), Viana do Castelo (22), Leiria e Porto (21).

Nas ilhas, o IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas, condições para a formação de neblinas na madrugada e inicio da manhã e vento moderado, com as temperaturas máximas a chegarem aos 26 graus em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz das Flores.

Para a Região Autónoma da Madeira estão previstos aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas, céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, e vento moderado, mas a soprar forte nas terras altas. Os termómetros vão chegar aos 24 graus no Funchal e aos 22 em Porto Santo.

Guarda e Vila Real em risco extremo de exposição UV

As regiões da Guarda e Vila Real apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está quase todo com níveis muito elevados, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nas regiões com risco extremo o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

O restante território de Portugal Continental está em risco muito elevado, à exceção das regiões de Coimbra e Leiria, que apresentam risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Continue a ler esta notícia