Calor e risco de incêndio máximo - TVI

Calor e risco de incêndio máximo

Fogos

14 concelhos em alerta esta quinta-feira

Relacionados
14 concelhos têm, esta quinta-feira, risco de incêndio máximo, no dia em que termina a fase Delta de combate a fogos florestais, de acordo com o Instituto de Meteorologia.

Braga, Vila Real, Aveiro e Portalegre são os distritos com concelhos em risco máximo.

Com risco muito elevado estão alguns concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real e Bragança.

A fase Delta de combate a incêndios florestais, accionada entre 1 e 15 de Outubro, termina esta quinta-feira, pelo que a partir de sexta-feira os meios no terreno vão ser reduzidos, segundo a Directiva Operacional Nacional.

Para esta quinta-feira, aguarda-se céu pouco nublado ou limpo e as temperaturas deverão chegar aos 30 graus Celsius em Évora, 27º no Porto, 28º em Lisboa e 26º em Faro.

O número de incêndios tem aumentado sistematicamente nos últimos nove dias, tendo sido registados na quarta-feira 82 fogos, que foram combatidos por 715 bombeiros apoiados por 185 viaturas, de acordo com dados da Autoridade Nacional de protecção Civil (ANPC).

A ANPC tem accionado o alerta azul, o menos grave de uma escala de quatro, atendendo ao tempo quente e seco com «consequente perigo meteorológico de incêndio». Este alerta deverá prolongar-se até às 24h00 de domingo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados