Céu nublado e chuva em pleno verão - TVI

Céu nublado e chuva em pleno verão

Chuva (Reuters)

As temperaturas também registam uma descida. Só o Alentejo consegue atingir a fasquia dos 30 graus

Relacionados
O IPMA prevê para esta quarta-feira, no continente, céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade, do litoral para o interior, a partir da tarde, períodos de chuva fraca no litoral das regiões norte e centro, em especial a partir do meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado a partir da tarde, de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, e de sudoeste na costa sul do Algarve, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura nas regiões do interior.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 17 e 21, em Vila Real entre 14 e 25, em Bragança entre 15 e 28, em Viseu entre 13 e 24, na Guarda entre 15 e 26, em Castelo Branco entre 15 e 30, em Coimbra entre 15 e 24, em Portalegre entre 17 e 29, em Évora entre 14 e 30, em Beja entre 15 e 31, em Faro entre 17 e 28 e em Santarém entre 15 e 26.


​Menos calor mas o mesmo cuidado


Vinte e quatro regiões do país apresentam hoje risco alto e muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, Beja, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV, enquanto Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Penhas Douradas e Santarém estão com níveis altos.

As regiões de Braga, Porto e Viana do Castelo apresentam hoje risco moderado, segundo o IPMA.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze, refere a Lusa. 
Continue a ler esta notícia

Relacionados