A chuva está de regresso - TVI

A chuva está de regresso

  • 30 jul 2017, 09:42
Chuva e sol

Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje nas regiões Norte e Centro céu nublado e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco até meio da manhã. As previsões apontam ainda para uma pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

A chuva está de regresso. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este domingo nas regiões Norte e Centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco até meio da manhã. As previsões para estas regiões apontam também para uma pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

Para a região Sul, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo e uma pequena descida da temperatura máxima no Alentejo.

O vento estará fraco a moderado de noroeste, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, tornando-se moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h. As temperaturas máximas previstas são de 28 graus Celsius para Lisboa, 23 para o Porto e 35 para Faro.

A chuva que é esperada no litoral não afasta o risco de incêndio noutras regiões. Mais de 45 concelhos de 10 distritos do país estão este domingo em risco ‘máximo’ de incêndio.

De acordo com o IPMA, estão com risco ‘máximo’ incêndios de vários concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

O IPMA colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ vários concelhos dos distritos de Portugal continental, à exceção do distrito de Viana do Castelo, que está em “risco moderado” e “reduzido”.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "Reduzido" e "Máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas

Cerca das 08:20 deste domingo estavam em curso 51 incêndios que envolviam 924 operacionais, apoiados por 302 meios terrestres, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Do total dos 51 incêndios, 35 estavam em curso, três em resolução e os restantes 13 em fase de conclusão, adianta a ANPC, que não tem registos de “ocorrências importantes”.

Continue a ler esta notícia