Chuva está de volta e deixa mais de metade do país em alerta - TVI

Chuva está de volta e deixa mais de metade do país em alerta

Mau tempo em Espinho (LUSA)

12 distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo devido à chuva

Notícia atualizada às 11:30


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para 12 os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, segundo a mais recente informação disponível no ‘site’ daquele organismo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, a partir das 18:00 de hoje e até às 00:00 de quinta-feira, enquanto o aviso para Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vai vigorar entre as 19:00 e as 00:00 de quarta-feira.

Todos os 12 distritos vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 15:00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e recomenda atenção para situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas regiões do interior e no Algarve até meio da manhã, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir do meio da manhã no litoral oeste, nebulosidade que se estenderá gradualmente às restantes regiões.

A previsão aponta também para períodos de chuva a partir do final da manhã no litoral oeste, onde poderá ser por vezes forte a partir do meio da tarde, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, vento fraco, tornando-se moderado do quadrante sul a partir da manhã, e moderado a forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora no litoral oeste e nas terras altas.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões norte e centro.

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do meio da tarde, períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte até ao final da manhã, passando a regime de aguaceiros a partir do meio da tarde vento moderado predominando de oeste, rodando para noroeste a partir da tarde, e soprando por vezes forte.

Em Lisboa, Coimbra, Viana do Castelo, Braga e Évora prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus Celsius, no Porto e em Leiria 17, Castelo Branco, Portalegre e Ponta Delgada 14, Guarda 6, Bragança 10, Beja 18, Faro 19, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 13 e no Funchal 23.

Em consequência, uma barra marítima de Esposende está hoje fechada à navegação devido à forte agitação marítima e outras duas estão condicionadas, segundo informação disponível às 06:00 na página da Marinha na Internet citada pela Lusa.
 
Continue a ler esta notícia