Chuva, trovoada, tornados e temperaturas a bater no zero - TVI

Chuva, trovoada, tornados e temperaturas a bater no zero

  • CP, com Lusa
  • 2 nov 2017, 07:51
Chuva e sol

Vários distritos com aviso amarelo devido à chuva. Há possibilidade de ocorrerem fenómenos extremos de vento. Domingo acaba a chuva, mas chega o frio

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente até sábado, estando também prevista a possibilidade de fenómenos extremos de vento na zona costeira, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

Entre esta quinta-feira e o meio da tarde de sábado, vão ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser forte e acompanhados de trovoada e rajadas fortes de vento.

“A precipitação chegará a todo o território porque temos uma depressão centrada a noroeste do continente. Hoje e amanhã vai ficar estacionária e depois tende a deslocar-se para sul e em direção ao território do continente."

Nesse sentido, a meteorologista do IPMA adiantou que foram emitidos avisos amarelos de precipitação para os distritos no litoral a norte de Setúbal.

“Contudo, hoje, também neste litoral a norte do Cabo da Roca há a possibilidade de haver fenómenos extremos de vento. Não se podem excluir junto à costa nas zonas costeiras ou mesmo sobre o mar a possibilidade de ocorrerem tornados dispersos. É uma probabilidade baixa, mas ela existe porque a massa de ar é instável."

De acordo com Maria João Frada, estes fenómenos de vento podem ocorrer no litoral a norte do Cabo da Roca durante o dia de hoje e na sexta-feira essa possibilidade ainda existe um pouco por todo o território, mas mais nas zonas costeiras.

“A partir de sábado à tarde, vamos ter uma melhoria com a diminuição da intensidade e frequência dos aguaceiros e o final do dia já sem ocorrência de precipitação. Domingo vai ser um dia sem precipitação, com céu pouco nublado ou limpo, descida das temperaturas mínimas e geadas no nordeste Transmontano e Beira Alta."

Ainda no que diz respeito às temperaturas, Maria João Frada adiantou que esta quinta-feira vai ocorrer uma pequena descida da máxima, prevendo-se que fiquem entre os 17 e os 23 graus, com exceção das terras altas, que serão da ordem dos 02/15 graus.

“Hoje tivemos uma pequena subida da mínima e depois no domingo com a evasão de uma massa mais polar vamos ter uma descida que irá estender-se até segunda-feira. No Nordeste Transmontano e na Beira Alta vamos ter mínimas entre os 0 e os 5 graus e no resto do território vão andar na casa dos 10/14 graus."

Maria João Frada disse ainda existir uma possibilidade de nova ocorrência de precipitação a norte do sistema Montejunto/Estrela entre os dias 7 e 11 de novembro.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE