O estado do tempo no fim de semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima, segundo a meteorologista Cristina Simões.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta sexta-feira não haverá alterações significativas, prevendo-se vento fraco a moderado, períodos de alguma nebulosidade e neblina ou nevoeiro em alguns locais, podendo persistir em Trás-os-Montes durante a manhã e início da tarde.

Para sábado e domingo temos um agravamento do estado do tempo. Temos a aproximação de um sistema frontal ao território do continente que nos traz chuva mais persistente para a tarde de sábado e final do dia de sábado. Vamos ter também uma intensificação do vento e agitação marítima”, disse.

O agravamento, segundo Cristina Simões, começa no sábado e vai permanecer no domingo, dia em que estão previstos períodos de chuva a aguaceiros, vento forte, em especial no litoral e nas terras altas e agitação marítima forte com ondulação superior a quatro metros.

As temperaturas vão continuar sem grande alteração significativa até domingo, dia em que se prevê uma pequena descida da temperatura máxima da ordem dos 2/3 graus Celsius”, indicou.

O IPMA prevê um desagravamento do estado do tempo a partir do início da semana.

“As temperaturas deverão continuar na segunda-feira sem grandes alterações e teremos menos precipitação e vento”, concluiu.

 

Dez distritos do continente sob aviso laranja esta sexta-feira

Dez distritos do continente vão estar entre sábado e segunda-feira sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja (entras 21:00 de sábado e as 12:00 de domingo) devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima.

Estes distritos passam depois a aviso amarelo até às 06:00 de segunda-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja por causa do vento forte do quadrante leste, com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral.

O aviso de vento vai estar em vigor entre as 18:00 de sábado e as 09:00 de domingo.