Duas ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à chuva forte - TVI

Duas ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à chuva forte

Há, ainda, outras cinco ilhas do arquipélago sob aviso amarelo pela previsão de chuva, trovoada e vento forte

As ilhas de São Miguel e Santa Maria, no grupo oriental dos Açores estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, as ilhas de São Miguel vão estar sob aviso laranja entre as 01:00 e 10:00 de hoje devido à previsão de chuva.

Estas duas ilhas do grupo oriental estão também sob aviso amarelo entre as 01:00 e as 10:00 devido à previsão de trovoada.

O IPMA colocou também o grupo central dos Açores (Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Terceira) sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, trovoada e vento forte até às 13:59 de hoje.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”, enquanto o amarelo diz respeito a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento norte muito fresco a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, tornando-se fresco.

No grupo central prevê-se céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, períodos de chuva e aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes durante a madrugada, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, principalmente durante a madrugada e vento norte fresco a muito fresco, soprando temporariamente forte com rajadas até 90 quilómetros por hora.

Para o grupo oriental a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes durante a madrugada e manhã, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento sueste moderado a fresco, rodando para nordeste e tornando-se muito fresco com rajadas até 80 quilómetros por hora.

Em Ponta Delgada as temperaturas vão oscilar entre os 17 e os 22 graus Celsius, em Santa Cruz das Flores entre os 16 e os 20, na Horta entre 15 e 20 e em Angra do Heroísmo entre 17 e 20.
 

Barras de Caminha e Vila Praia de Âncora fechadas 


No continente, as barras de Caminha e Vila Praia de Âncora estão hoje fechadas a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informou a Marinha portuguesa.

De acordo com a informação disponível na página da Marinha na Internet às 06:00, as barras de Caminha e Vila Praia de Âncora estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A Marinha informou também que a barra marítima de São Martinho do Porto está com a navegação condicionada apenas na preia-mar.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto na de Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

Também a barra da Figueira da Foz está hoje fechada uma hora antes da preia-mar e da baixa-mar e até 30 minutos depois.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros e na costa sul ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

O Instituto prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região sul até ao final da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas até ao final da manhã e para o final do dia e pequena descida da temperatura mínima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 15 e 23 graus Celsius, no Porto entre 21 e 21, em Bragança entre 6 e 16, em Viseu entre 9 e 18, na Guarda entre 6 e 15, em Coimbra entre 13 e 23, em Castelo Branco entre 11 e 20, em Évora entre 13 e 24, em Beja entre 15 e 23, em Santarém entre 13 e 24 e em Faro entre 17 e 23.
Continue a ler esta notícia