Apesar da previsão de chuva e descida da temperatura máxima, o IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio 15 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco e Bragança.

E colocou ainda os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, em risco máximo de incêndio.

O IPMA prevê para, esta quinta-feira, em Portugal continental períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral norte e centro até ao final da manhã e tornando-se pouco nublado na região Sul a partir da manhã.

A previsão aponta também para períodos de chuva fraca, passando a aguaceiros fracos e pouco frequentes durante a tarde, sendo a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e menos prováveis no interior.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir da manhã e com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral oeste.

Nas terras altas, prevê-se vento forte de noroeste, em especial nas regiões Centro e Sul, com rajadas até 85 km/h a partir do final da manhã.

O IPMA prevê ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro, descida da temperatura mínima nas regiões do interior, em especial do Norte e Centro, e descida acentuada da temperatura máxima.