Para esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma ligeira descida das temperaturas mínimas e vento moderado de noroeste durante a tarde, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

Há até previsão de chuva a partir de quarta-feira em algumas regiões do país.

Ainda assim, 12 concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria e Faro estão esta segunda-feira em risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 36º (Castelo Branco) e os 23º (Sagres e Sines), ao passo que as mínimas vão variar entre os 12º (Viseu) e os 19º (Faro).

Na Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Para os Açores, o IPMA prevê céu muito nublado, com possibilidade de aguaceiros, que poderão ser fortes nos grupos Ocidental e Central.