O tempo para esta sexta-feira combina chuva com calor, fazendo Portugal parecer um país quase tropical. Há ainda risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta em sete distritos do continente e, também, na Madeira.

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, os distritos em causa são Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja.

Já em risco elevado estão nove distritos: Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar. Desaconselha-se a exposição das crianças ao sol. Ontem, também a Direção-Geral de Saúde emitiu recomendações por causa do calor.

Aviso amarelo por causa da chuva

Depois, nove distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e rajadas fortes.

O IPMA colocou sob aviso amarelo, o terceiro mais grave em quatro, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Guarda, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra e Braga.

O aviso para o s distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga prologam-se até à 12:00, enquanto nos restantes até às 18:00.

Prevê-se para o Norte e Centro de Portugal continental céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado no litoral até final da manhã e a partir do final da tarde.

Até ao final da tarde, aguardam-se aguaceiros até o final da tarde, que poderão ser por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada. Prevê-se ainda rajadas de vento fortes e pequena descida da temperatura mínima e máxima.

Para as regiões do Sul aguarda-se céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até ao final da manhã, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde no interior prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Temperaturas para hoje

As cidades mais quentes vão ser Évora e Beja (32º), as únicas onde a temperatura máxima vai ultrapassar os 30º.

Lisboa deverá chegar aos 27 graus, o Porto aos 23º e Faro aos 25º. 

Castelo Branco e Santarém vão registar uma temperatura máxima de 29º, Portalegre 28º, Leiria 27º, Coimbra 26º, Faro 25º e a Guarda vai ficar-se pelos 23º.

A previsão para os Açores é de céu em geral muito nublado, embora com abertas nos grupos Ocidental e Central, e períodos de chuva. A temperatura em Ponta Delgada deverá chegar aos 19º e aos 20º em Santa Cruz. Na Madeira, não vai ultrapassar os 23º.

Para a Madeira, esperam-se céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros fracos até final da manhã nas vertentes norte e nas zonas montanhosas. No Funchal, a temperatura vai alcançar os 23º.