Queda de neve e vento forte colocam 15 distritos sob aviso amarelo - TVI

Queda de neve e vento forte colocam 15 distritos sob aviso amarelo

Neve na Serra de Montemuro, Castro Daire (Nuno André Ferreira/Lusa)

Nas regiões mais a norte a queda de neve está prevista para as localidades acima dos 400/600 metros de altitude. Temperaturas vão variar entre os 10 e os 18 graus em Lisboa, e entre os 12 e os 15 no Porto

Quinze distritos estão esta quarta-feira sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de queda de neve e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob ‘Aviso Amarelo' devido ao vento moderado a forte de norte com rajadas até 80 quilómetros por hora (entre as 12:00 e as 18:00 de hoje) e por causa da queda de neve acima dos 400/600 metros (entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira).

Sob ‘Aviso Amarelo’ estão também os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima dos 400/600 metros entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob ‘Aviso Amarelo’ por causa do vento moderado a forte de norte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

O arquipélago da Madeira está, também, sob aviso Amarelo, mas devido à previsão de chuva ou aguaceiros, vento forte e agitação marítima. De acordo com o instituto, para a ilha estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes (entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira) e vento forte a muito forte de nordeste, com rajadas até 110 quilómetros por hora (entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira).

Também o Porto Santo está sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte de nordeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira), e agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira).

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu em geral muito nublado, com abertas no interior até meio da manhã, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do meio da manhã, passando a aguaceiros durante a tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 1600 metros, descendo gradualmente a cota para os 400/600 metros a partir do meio da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral e terras altas, a partir do final da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

No sul, prevê-se céu em geral muito nublado, com abertas até final da manhã, períodos de chuva, em geral fraca, no litoral oeste e no Alto Alentejo a partir do final da manhã, passando a regime de aguaceiros fracos a partir do final da tarde, que poderão ser na forma de neve acima dos 600/800 metros no final do dia.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste e terras altas, a partir do meio da tarde, e neblina ou nevoeiro matinal.

No arquipélago da Madeira são esperados períodos de céu muito nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial a partir da tarde e nas vertentes norte e terras altas, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha, e possibilidade de ocorrência de trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se gradualmente forte de nordeste a partir do final da manhã, com rajadas até 75 quilómetros por hora, e forte a muito forte, com rajadas até 95 quilómetros por hora, nas terras altas, a partir do meio da tarde, e pequena descida da temperatura mínima.

Para os Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas e vento fraco, tornando-se moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora de sudoeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 10 e 18 graus Celsius, no Porto entre 12 e 15, em Vila Real entre 05 e 15, em Bragança entre 04 e 16, em Viseu entre 07 e 14, na Guarda entre 05 e 13, em Coimbra entre 09 e 17, em Castelo Branco entre 07 e 19, em Santarém entre 07 e 21, em Évora entre 06 e 19, em Beja entre 08 e 20, em Faro entre 10 e 18, no Funchal entre 14 e 19, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 09 e 15 e em Santa Cruz das Flores 09 e 16.

Seis barras fechadas devido à agitação marítima

Seis barras do continente estão hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e a da Figueira da Foz fechada apenas a embarcações com calado inferior a 35 metros.

A Marinha indica também que a barra de Aveiro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros, encontrando-se aberta à restante navegação.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros e na costa sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE