Temperaturas máximas próximas dos 30 graus no interior e sul - TVI

Temperaturas máximas próximas dos 30 graus no interior e sul

  • 25 set 2017, 07:14

Está prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro. As ilhas de São Miguel e de Santa Maria, nos Açores, estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral e descida da máxima.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde, e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral e descida da máxima.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre os 9 (em Bragança) e os 18 graus (Faro) e as máximas entre 21 (Braga, Porto e Guarda) e 29 (Faro, Évora, Beja, Castelo Branco e Santarém).

Para a Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul e extremo oeste da ilha, vento fraco a moderado do quadrante leste e pequena subida da temperatura máxima.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre 20 e 26 graus Celsius.

Para os Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva passando a aguaceiros e vento bonançoso a moderado.

Em Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e Angra do Heroísmo (ilha Terceira), as temperaturas vão oscilar entre 20 e 25 graus Celsius e em Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) entre 18 e 26.

 

Duas ilhas dos Açores sob aviso amarelo 

As ilhas de São Miguel e de Santa Maria, nos Açores, estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo para as duas ilhas do grupo oriental do arquipélago vigora até às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa).

A delegação regional dos Açores do IPMA justifica o aviso com a existência de uma “linha de instabilidade” que pode “provocar precipitação pontualmente forte”.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

 

Madeira em risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

 A ilha da Madeira apresenta um risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o continente está com níveis ‘elevados’ e ‘moderados’.

De acordo com o IPMA, todas as regiões do continente estão com risco ‘elevado’, com exceção de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, que estão com níveis ‘moderados’.

Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, está com risco ‘baixo’.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco ‘moderado’ são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

 

30 concelhos em risco "máximo" de incêndio

 Três dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre, Guarda, Viseu e Coimbra apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, ainda de acordo com o IPMA.

O IPMA colocou também em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto Porto, Braga e Viana do Castelo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

 

Continue a ler esta notícia