Toda a costa sob aviso laranja por causa da agitação marítima - TVI

Toda a costa sob aviso laranja por causa da agitação marítima

  • SS
  • 17 jan 2018, 07:23

Este aviso laranja, que foi também emitido para a Madeira, vai estar em vigor entre as 12:00 desta quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou toda a costa portuguesa sob aviso laranja esta quarta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 9 a 11 metros de altura máxima.

Este aviso laranja, que foi também emitido para a Madeira, vai estar em vigor entre as 12:00 desta quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira.

Também devido à previsão de agitação marítima, sete barras de Portugal continental estão fechadas à navegação e três estão condicionadas, de acordo com informação disponível no ‘site’ da Marinha Portuguesa.

Segundo a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto e Ericeira estão fechadas.

A barra marítima de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e as de Aveiro e da Figueira da Foz a barcos de comprimento inferior a 35 metros.

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do início da manhã, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul e na faixa costeira ocidental, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena descida da temperatura mínima na região Norte e subida de temperatura na região Sul.

Quanto às temperaturas, as mínimas vão variar entre 1 grau (em Bragança) e os 10 (em Lisboa) e as máximas entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 20 (em Faro).

 

Continue a ler esta notícia