Os Açores continuam sob alerta máximo nesta segunda-feira, particularmente as ilhas do grupo central, que vão manter o nível vermelho, o mais elevado, até às 18 horas. Já o grupo oriental baixou para laranja.

«O nível de alerta foi diminuído na última hora para laranja no grupo oriental, porque embora se mantenham as condições de instabilidade, o núcleo mais ativo já passou e espera-se uma melhoria gradual ao longo da manhã. No entanto, mantém-se o nível vermelho para as ilhas do grupo central até às 18 horas do dia de hoje», adiantou a meteorologista do IM Patrícia Navarro à Lusa.

Enquanto no grupo oriental, «a precipitação deverá ser já moderada a fraca» ao início da tarde, no grupo central «poderá ser forte durante a manhã, com ocorrência de trovoadas frequentes, situação que deverá ficar normalizada até ao final da tarde, acrescentou Patrícia Navarro.

De acordo ainda com o IM, um sismo de fraca intensidade abalou o arquipélago na noite de domingo, tendo sido registado um abalo de magnitude 2,9 na escala de Richter pelas 22h39 locais (mais uma hora no Continente). O epicentro localizou-se a cerca de quatro quilómetros da Ribeirinha, na ilha de S. Miguel, mas não causou danos pessoais ou materiais.

Desde sexta-feira que o mau tempo se faz sentir nos Açores, tendo causado danos materiais significativos nalgumas ilhas.
Redação / CM