O arquipélago dos Açores está, esta terça-feira, sob aviso laranja até às 13:59 devido à previsão de chuva e aguaceiros, informou o Instituto de Meteorologia (IM) na sua página de Internet.

De acordo com a mesma fonte, o aviso, o segundo mais grave numa escala de quatro, foi decretado à 00:00. O Grupo Central está ainda sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido a trovoadas dispersas.

O Grupo Oriental está sob aviso amarelo, durante o mesmo período, devido a chuva e aguaceiros e a trovoadas dispersas.

Para esta terça-feira, o IM prevê para o Grupo Ocidental períodos de céu muito nublado e aguaceiros e para o Grupo Central estão previstos períodos de céu muito nublado, com abertas, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

No Grupo Oriental preveem-se períodos de céu muito nublado, com abertas, aguaceiros, mais frequentes a partir da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O arquipélago dos Açores, especialmente as ilhas dos grupos Central e Oriental, tem sido atingido nos últimos dias pelo mau tempo, nomeadamente chuva intensa, vento forte e trovoadas.

As condições climatéricas não provocaram qualquer vítima, mas originaram deslizamentos de terras, inundações em habitações, destruição de colheitas e cortes de estradas em várias ilhas, entre outros prejuízos.
Redação / MM