Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM), foi filmado a fazer um apelo à "participação nas festas académicas para dar uma grande esfrega nas caloiras”.

O apelo surge no âmbito da festa académica de receção aos caloiros da Universidade de Aveiro. “Integra-te 2018” contou com a presença de Deejay Telio, um dos autores da música “Esfrega, esfrega”.

O vídeo do autarca partilhado nas redes sociais tem sido alvo de duras críticas nas redes sociais e da oposição.

 

O Bloco de Esquerda, através da sua página no Facebook, condenou duramente as “afirmações de teor sexista” de Ribau Esteves e exige ainda um pedido público de desculpas.

O Presidente da Câmara assumiu-se como porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica", lê-se no comunicado do partido. 

 

As declarações de Ribau Esteves são indefensáveis e colocam estes valores essenciais em causa. As declarações são o reflexo de uma cultura tóxica que coloca as mulheres em risco", condenam os bloquistas. 

O Bloco aproveitou ainda para lembrar que há algumas semanas, Ribau Esteves já tinha dito na receção aos novos alunos que "o encanto primeiro da academia são as nossas caloiras".

Ribau Esteves já reagiu à polémica.

Eu não ofendi ninguém. Isto é um episódio absolutamente ridículo. Não faz qualquer sentido. Estávamos todos em tom de brincadeira. Eu fiz uma brincadeira, usando a palavra daquela que é a canção da moda, mais conhecida e mais querida, do Deejay Telio, o artista da noite, para convidar os caloiros para aparecerem", disse Ribau Esteves em declarações à LUSA.

O autarca não esconde que hoje repetiria tudo o que disse, porque "foi tudo feito com bom sentido de humor e naquela ambiência estrita".

Ninguém anda aqui para ofender ninguém, para chatear ninguém. Foi uma madrugada muito divertida, muito interessante. É pena que algumas pessoas que estão a dizer essas coisas nas redes sociais não tivessem estado lá para saber que a vida tem que ser feita com alegria com sentido de humor", acrescentou o autarca.