A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou, esta quinta-feira, à vacinação contra a gripe e a covid-19, considerando que esta é "decisiva para minimizar o risco de propagação de vírus como o SARS-CoV-2 e o vírus da gripe e para diminuir a ocorrência de doença grave".

É expectável, nos meses mais frios, a co-circulação de vários vírus respiratórios e poderá verificar-se igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população", alerta a DGS.

Os utentes estão a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para COVID-19).

Como funciona o auto-agendamento

Neste sentido, se tem 80 ou mais anos e ainda não foi vacinado contra a gripe e contra a COVID-19, basta aceder ao Portal e efetuar o pedido de agendamento. Se precisar de apoio, peça a familiares, amigos ou a alguém em quem confie.

O auto-agendamento obedece aos seguintes passos: primeiro, deverá ser selecionado o local e a data para a vacinação mais conveniente para o utente, que será, depois, contactado por SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local de vacinação.

O utente deverá responder ao SMS para confirmar o agendamento e, finalmente, deslocar-se até ao local de vacinação, no dia e hora para receber a(s) vacina(s) respetiva(s). No Portal COVID-19 será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no Centro de Vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas

Rafaela Laja