Os funcionários e professores de todos os níveis de ensino e os alunos das escolas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão ser todos testados no regresso às aulas, segundo comunicado do Ministério da Educação. Mesmo quem estiver vacinado contra a covid-19.

"O pessoal docente e não docente, bem como os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e os do ensino secundário, independentemente do seu estado vacinal, serão testados."

Esta é a reação do Governo a um parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS), emitido esta quinta-feira, "para a realização de um rastreio à covid-19 dirigido à comunidade escolar, no início do ano letivo 2021/2022".

Segundo o mesmo calendário, a testagem irá decorrer assim:

  • Fase 1 – Pessoal Docente e Não Docente – 6 a 17 de setembro
  • Fase 2 – Alunos do ensino secundário – 20 de setembro a 1 de outubro
  • Fase 3 – Alunos do 3.º ciclo – 4 a 15 de outubro.

O parecer da DGS dá conta que esta testagem "faz-se sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar".

Numa informações oficial, demos conta que seria o pessoal docente e não docente do 3º ciclo e do secundário a serem testados, mas são os funcionários e professores de todos os níveis de ensino.

Catarina Pereira / Notícia corrigida